Diversas máquinas usam o sistema de injeção Common Rail, como aquelas equipadas com motores C6.6, C6.4, C4.2 e C7.1, bem como outros veículos: Fiat Panda e carros executivos, por exemplo.
Além de economizar combustível, o Common Rail tem ótima performance. Cada gota de diesel entra em combustão completa. A pressão do combustível sempre ideal para os injetores. E mais: a injeção acontece no momento e volume adequados.
Em outras palavras: consumo econômico, rendimento máximo.
Mas o que é o sistema Common Rail e o que o difere do HEUI, por exemplo? Outra coisa: como funciona o sistema Common Rail? Continue lendo e descubra.
O que é o sistema de injeção Common Rail?
Embora desenvolvido pela FIAT durante os anos 90, o sistema de injeção Common Rail foi patenteado — e aperfeiçoado — pela Bosch (empresa multinacional alemã de engenharia e eletrônica).
Certo. Mas o que é o sistema de injeção Common Rail?
Simplificando, é um sistema de injeção diesel que abastece os injetores com o auxílio de uma bomba de alta pressão e um acumulador de alta pressão.
Veja alguns dos envolvidos no funcionamento do sistema Common Rail:
- bomba de alta pressão;
- tubo rail;
- injetores;
- câmara de combustão;
- ECM: módulo que controla diversas ações do motor a fim de gerar maior rendimento.
Observação. Ao passo que o HEUI— sistema de injeção eletrônica diesel usado em escavadeiras e tratores de esteira, por exemplo — envia combustível em baixa pressão para os injetores, o Common Rail envia combustível em alta pressão para todos os injetores dentro do tubo rail.
Leia também: Sustentabilidade: saiba como esse conceito pode ser aplicado nas oficinas.
Como funciona o sistema de injeção Common Rail?
Para você entender melhor como funciona o sistema de injeção Common Rail, vamos por partes:
Bomba de alta pressão
Primeiro, a bomba de alta pressão comprime o diesel e (como sugere o nome) gera alta pressão. Após isso, envia o combustível para o tubo comum.
Tubo comum (ou common rail)
Duas coisas sobre o tubo comum:
- funciona como acumulador de alta pressão;
- está conectado a todos os injetores.
Por conta disso, o tubo comum é capaz de injetar diesel — com pressão igual — em todos os injetores. Outra coisa: ele sempre terá combustível disponível na pressão perfeita para ser injetado.
Injetores e câmara de combustão
Após introduzido o diesel em alta pressão nos injetores, ele é lançado na câmara de combustão do cilindro.
Importante dizer: a Unidade de Controle Eletrônica coleta dados através de sensores — sensor de temperatura, sensor de pressão do pedal e sensor de pressão do tubo, por exemplo. Após coletados os dados, ela consegue definir:
- a quantidade de diesel;
- a pressão ideal;
- momento exato para injetar diesel.
Agora que você já sabe…
O sistema de injeção Commom Rail é econômico, ecológico e extremamente preciso. E diversos veículos usam desse sistema.
Gostaria de conhecer um pouco mais sobre o mundo automotivo? Leia Como preparar sua oficina para o mercado de híbridos e elétricos.