Carrinho de compras
R$ 0,00
Imagine o seguinte cena… Era um domingo ensolarado. Dirigindo um Jeep, Carlos e sua esposa iam passar a tarde na praia. Óculos de sol. Cooler cheio. Filtro solar na bolsa. Deveria ser um incrível fim de semana, mas… Quando iam a 60 km por hora, o carro enlouqueceu. Ficou descontrolado. Ganhou vida própria. As palhetas dos limpadores de para-brisa moviam-se rapidamente junto ao líquido do limpador. Carlos tentou desligar. Falhou. Em seguida, o ar condicionado passou a soprar ar frio ao máximo. O rádio ligou sozinho num chiado estridente. Um caos. Assustado, Carlos parou no acostamento. E embora não soubesse, um hacker tinha invadido a rede CAN do seu Jeep e tomado posse dos módulos do veículo. Talvez você ainda não saiba, mas carros conectados à internet podem ser vítimas de hackers. Porém, antes de falarmos sobre o que é Security Gateway, primeiro vamos esclarecer…

O que é um ataque cibernético?

Se uma pessoa tenta expor, alterar, desativar, destruir, roubar ou obter acesso/fazer uso não autorizado do dispositivo de seu carro, ela está fazendo um ataque cibernético, um ataque online. Com o avanço da Ciência, os carros passaram a ser mais tecnológicos. Exemplo: muitos carros hoje estão conectados com a internet. E é aqui onde está o problema: a conexão com a internet deixa os veículos vulneráveis aos ataques cibernéticos. Para manter os carros seguros dos ataques de hackers, passou a ser desenvolvido um novo módulo no carro, o Security Gateway. Entenda a seguir.

O que é Security Gateway?

De forma simples, Security Gateway é um escudo de proteção entre a rede do dispositivo de um veículo e a internet. Traduzida literalmente, a expressão “Security Gateway” significa “porta de entrada de segurança”. Em outras palavras: funciona como um “guarda” que controla/autoriza a entrada e saída de informações, garantindo, assim, a segurança do motorista e passageiros.

Como funciona o Security Gateway

Como dito, o módulo Security Gateway protege os carros contra ataques cibernéticos. Mas como isso funciona? Um carro tem diversas centrais de controle — que são responsáveis por controlar funções que o carro desempenha. Exemplo: o módulo de conforto controla o funcionamento dos vidros elétricos e alarme. Aqui entra a rede CAN… A rede CAN faz a troca de informações — de forma segura e rápida — entre todas as centrais de controle de um carro. Quando você aperta o botão que aciona o vidro elétrico, por exemplo, a rede CAN faz a troca de informações com o módulo de conforto e, em seguida, os vidros se movem.

Agora que você sabe o que é Security Gateway…

Carros mais tecnológicos trazem conforto, porém, por estarem conectados à internet, ficam vulneráveis ao ataques de hackers. Com o módulo Security Gateway, no entanto, a história é diferente. Se alguém tentar se conectar ao sistema do carro via internet, será “barrado” pelo Security Gateway e seu veículo ficará seguro. Nada de sistemas elétricos descontrolados. Nada de carro com vida própria. E aí, gostaria de se aprofundar mais no estudo do Security Gateway? Então assista essas duas palestras que gravamos: Você também pode se interessar por 5 inovações automobilísticas que você precisa conhecer. Obrigado e até o próximo artigo!

Deixe uma resposta