Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, afinal de contas, poder empreender na área que gosta é algo bastante vantajoso e realizador. No entanto, existem alguns aspectos que precisam ser levados em consideração antes de dar início a essa jornada, especialmente quando falamos sobre abrir a própria oficina mecânica.
Se você está pensando em abrir a sua própria oficina mecânica, mas não sabe ao certo por onde começar, não se preocupe. No texto abaixo nós trouxemos um passo a passo sobre como montar uma oficina mecânica de qualidade que, com certeza, lhe ajudará. Confira!
1 – Que tal investir em um serviço especializado?
Nos dias de hoje não basta oferecer qualidade, é preciso oferecer também serviços especializados de acordo com a necessidade do seu cliente. E com as oficinas mecânicas não poderia ser diferente. Portanto, a primeira dica para montar uma oficina mecânica de qualidade é oferecer serviços que sejam especializados e estejam em consonância com o ritmo de aprimoramento tecnológico existente nos automóveis atualmente.
2 – Procure linhas de financiamento
Muitas vezes, o maior problema encontrado por uma pessoa que deseja montar a sua oficina mecânica é a falta ou insuficiência de recursos financeiros. Se esse é o seu caso, uma linha de financiamento pode te ajudar. Procure por um banco de desenvolvimento regional, estadual ou nacional e encontre a melhor linha de financiamento para o seu negócio. Leve em consideração tudo o que necessitará de investimento nesse primeiro momento, desde o local onde a oficina funcionará até os equipamentos que precisarão ser comprados.
3 – Tenha um plano de ação definido
Agora que você já conta com um aporte financeiro, chegou a hora de colocar tudo no papel, desde os maquinários e equipamentos necessários até os serviços especializados que você oferecerá. É indispensável que você busque se especializar nos serviços que pretende oferecer, o que pode ser feito por meio de cursos nessa área.
4 – Aposte em uma boa equipe
Seus colaboradores são parte significativa do sucesso da sua oficina mecânica (ou da falta dele). Portanto, o processo de recrutamento deve ser bastante criterioso, inclusive no que diz respeito à formação e especializações, que estarão em consonância com o objetivo da sua oficina e serão também um grande diferencial. Além disso, depois de escolhida a sua equipe, não deixe de investir em treinamentos e cursos para que o aperfeiçoamento dos seus colaboradores seja contínuo. Isso com certeza fará toda a diferença no trabalho entregue para seus clientes.
5 – Invista em ferramentas de qualidade
Esse é um erro bastante comum cometido por pessoas que estão começando um novo negócio, e não pode ser cometido por você: comprar ferramentas com qualidade inferior por serem mais baratas. Quando falamos de uma oficina mecânica, esse erro além de comprometer a qualidade do serviço oferecido, ainda coloca em risco a sua segurança e a dos seus colaboradores. Por isso, invista em ferramentas de qualidade desde o início, pois elas também durarão mais tempo, fazendo com que você não precise se preocupar em comprar novas em um curto espaço de tempo.
Gostou deste artigo? Então acesse outros posts do blog e confira nossos conteúdos!