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Com dificuldades para determinar o valor certo para cada tipo de serviço? Tudo bem, afinal, neste conteúdo nós vamos te mostrar como você pode fazer isso e garantir que a sua cobrança de serviços na oficina seja feita da melhor maneira possível.

Abaixo vamos apresentar 4 passos que podem te ajudar a fazer essa precificação do seu serviço com mais facilidade e praticidade. Quer saber mais? Então continue conosco até o fim deste conteúdo!

1. Faça um levantamento de custos

O primeiro passo para conseguir saber quanto cobrar pelo serviço na oficina mecânica é fazer um levantamento completo de custos. Para isso, é necessário avaliar tanto os seus custos fixos quanto os custos variáveis.

Os custos fixos são aqueles que reincidem todos os meses independente dos serviços que são realizados, como:

  • Aluguel;
  • Salário dos colaboradores;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Conta de Internet;
  • Entre outros.

Já os custos variáveis são aqueles que se modificam de acordo com os serviços prestados, como:

  • Peças;
  • Matéria-prima;
  • Impostos;
  • Entre outros.

Ao conhecer seus custos fixos e variáveis, você terá uma noção completa de tudo o que o seu negócio está gastando por mês. Mais do que isso, será possível determinar de forma clara o quanto está sendo gasto em hora para a realização de cada reparo.

Assim você poderá saber com precisão quanto vai gastar para prestar cada tipo de serviço. A partir daí é só uma questão de adicionar um valor de margem, que vai corresponder ao lucro do seu negócio e pronto. A precificação já vai estar quase completa.

2. Identifique o público-alvo da sua oficina

A precificação estará quase completa porque ainda existem alguns outros pontos que devem ser levados em consideração, como por exemplo, o público-alvo da sua oficina.

Se você conhece muito bem o seu público-alvo, é bem mais fácil saber quanto cobrar pelo seu serviço. Afinal de contas, se a sua oficina é de alto padrão, as pessoas que vão até ela possuem uma propensão maior de pagarem mais pelos seus serviços.

Do mesmo modo, se sua oficina atende um público de classe média, os seus preços vão precisar ser um pouco mais baixos.

Sendo assim, comece a procurar compreender quem corresponde ao seu público por meio de pesquisas e conversas, já que isso vai ajudar muito na precificação dos seus serviços.

3. Entenda a situação do mercado

O seu terceiro passo é entender a situação do mercado. Afinal de contas, é somente dessa maneira que você pode conseguir fazer uma precificação correta.

Muitas vezes o mercado está passando por uma fase de recessão, então é interessante abaixar um pouco os preços. Em outros casos, apenas os seus concorrentes estão sendo prejudicados, então vale a pena se distanciar ainda mais deles.

Seja como for, o importante é sempre pautar suas decisões no mercado, pois ele vai te ajudar a precificar seus serviços com muito mais facilidade.

4. Realize uma pesquisa de mercado

Por fim, você pode realizar uma pesquisa de mercado para conseguir obter mais informações, como por exemplo:

  • Quanto seus clientes podem pagar;
  • Quanto os seus concorrentes cobram pelos mesmos serviços;
  • Qual é o grau de satisfação dos clientes;
  • Entre outras.

O objetivo aqui é conhecer mais a realidade onde a sua oficina está inserida, para que assim possa cobrar da forma certa pelos seus serviços.

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