A sustentabilidade é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea. E, neste contexto, as empresas precisam participar ativamente da preservação dos recursos naturais, especialmente aquelas cujas atividades geram um significativo impacto ambiental. É o caso, por exemplo, das oficinas mecânicas.
Assim, surgiu o conceito da chamada “oficina verde” ou oficina sustentável. E saiba que aderir ao conceito do desenvolvimento sustentável em seu negócio pode gerar uma série de benefícios. Não apenas para o planeta, claro, mas também na própria percepção de marca da sua empresa. Está interessado em adaptar a sua loja? Nós vamos mostrar como o conceito da sustentabilidade pode ser aplicado nas oficinas.
O que é uma oficina sustentável?
Uma oficina verde, ecológica ou sustentável é aquela que incorpora à sua gestão medidas para minimizar os impactos ambientais geradas pela sua atividade. No caso das oficinas mecânicas, sabemos que há um agravante em relação aos impactos provocados por produtos químicos e demais resíduos (sólidos ou líquidos).
Desta forma, abraçar essa transformação fará com que a sua oficina não apenas reconheça os danos gerados, mas também crie medidas para minimizá-los. Assim, o seu negócio consegue promover um equilíbrio saudável entre a geração de lucros e o crescimento empresarial a partir da bandeira do desenvolvimento sustentável.
Benefícios da sustentabilidade nas oficinas
Sabemos que o perfil do consumidor passou por uma profunda transformação, e uma delas foi exatamente a incorporação de uma maior consciência ambiental. As pessoas estão cada vez mais dispostas a se associar somente a empresas que produzam um impacto significativo no meio ambiente, desde que, claro, isso seja associado à qualidade dos produtos ou serviços.
Portanto, aí está um dos benefícios da oficina ecológica: a melhora na percepção da sua marca, que se converte em diferencial competitivo e aumento na fidelização de clientes. Ademais, em um momento em que cada vez mais frotas de veículos selecionam apenas oficinas sustentáveis para fazer parcerias, isso também impacta na própria margem de lucro do negócio.
Como aplicar a sustentabilidade na minha oficina
O primeiro passo, claro, é fazer um levantamento das ações da oficina que geram impactos ambientais. A partir deles, é preciso criar um plano de ação para minimizar esses danos.
Na prática, uma das medidas imprescindíveis é a criação de uma política interna para separação e descarte dos resíduos. Afinal, soluções oleosas, por exemplo, possuem alto potencial de contaminação. Neste contexto, também é importante separar os resíduos que podem ser reciclados, como pneus e peças metálicas, plásticas ou de vidro, por exemplo.
Quando falamos dos desperdícios gerados por oficinas mecânicas, também falamos de desperdícios elétricos e hídricos. Por isso, medidas nesse sentido também devem ser tomadas para ajudar o meio ambiente, como a substituição de lâmpadas antigas por modelos LED e fazer a captação da água da chuva. São medidas que contribuirão inclusive para a contenção de gastos na sua oficina.
Para isso, claro, você deverá capacitar e conscientizar seus colaboradores dessas questões. Por fim, divulgue suas ações ambientais para que o público tome nota da responsabilidade ambiental da sua oficina.
Gostou das dicas? Clique aqui e confira mais artigos sobre oficina mecânica no nosso blog!