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As oficinas mecânicas sempre foram associadas a um ambiente mais rústico, como se isso constituísse a essência delas. Mas a verdade é que esse tipo de estabelecimento vem passando por profundas transformações para melhorar o atendimento ao cliente e se diferenciar da concorrência – o que não é nada fácil, dada a abundância de oficinas em qualquer região.

Essa reinvenção das oficinas é marcada por um aspecto em especial: a incorporação de recursos tecnológicos. Assim surgiram as chamadas oficinas mecânicas modernas, onde a informalidade dá lugar à organização e competitividade. Ainda não está convencido? Nós vamos te dar cinco motivos para a sua oficina mecânica investir em novas tecnologias e se destacar no meio da multidão. Confira:

Melhor atendimento ao cliente

Quando falamos nos benefícios da tecnologia, não há dúvidas de que a automação de processos de gestão é a contribuição de maior relevância. Esqueça aquelas anotações informais em papéis ou agendas. Uma oficina moderna adota um software de gestão, o que logo de cara transmite profissionalismo e credibilidade para o consumidor – e como consequência disso, aumenta as chances de fidelização deste cliente.

Entre as facilidades deste sistema no atendimento ao cliente está a possibilidade de acompanhar o processo de conserto do veículo pela internet, sem que o cliente precise ligar a todo momento. Também é possível disponibilizar esse status por outros meios, como SMS, aplicativo móvel ou pelo próprio site da oficina.

Padronização dos processos

O investimento em novas tecnologias na oficina mecânica também facilita a padronização dos processos internos.

Através de sistemas automatizados de monitoramento, seu estabelecimento otimiza as atividades dos colaboradores e favorece a criação de métricas para avaliar a produtividade destes funcionários. Assim, você consegue identificar com precisão o que pode ser melhorado para conferir mais eficiência aos processos, aumentando a sua lucratividade.

Redução de desperdícios

O software de gestão possui recursos que facilitam o planejamento de compras de peças e materiais de consumo. Isto porque o sistema aponta quais são as peças com maior saída e informa sobre aquelas que estão acabando, organizando o controle de estoque.

Maior alcance e fidelização

Quando falamos em novas tecnologias, obviamente também falamos do meio online em si, onde qualquer negócio precisa marcar presença para se manter competitivo.

Se a sua oficina investe em estratégias de inbound marketing, ela não apenas amplia a sua percepção de marca, como também cria um relacionamento mais próximo com os seus clientes através de conteúdos educativos em blogs e outras alternativas, como o e-mail marketing e os links patrocinados. Ademais, essa é uma estratégia facilmente mensurável, o que permite adaptá-la em curso para aumentar a fidelização.

Melhora a saúde financeira

O impacto mais importante das novas tecnologias é justamente a melhora na saúde financeira da sua oficina. Afinal, você é munido de informações sobre as atividades que mais geram lucro e prejuízo, o que permite o controle dos custos e maior investimento no que está dando certo.

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