Carrinho de compras
R$ 0,00

Para quem tem uma oficina mecânica, é indispensável ter tudo sobre controle: finanças, comercial, mão-de-obra, etc. Além disso, há outros pontos que não apenas tornam todo o processo efetivo, como aumentam os lucros do negócio. Dessa forma, faz-se indispensável entender porque a gestão de estoque é importante para sua oficina mecânica.

Isso porque, ao negligenciar as medidas nesse sentido, a empresa não apenas perde oportunidades como também pode gastar mais do que o necessário. Pensando nisso, elencamos abaixo os motivos que tornam a gestão de estoque importante para a sua oficina mecânica – adotando, agora mesmo, práticas que contribuam nessa questão.

Evita-se a perda de peças

Peças extraviadas, furtadas ou mesmo que sofrem uma defasagem são um problema comum nas oficinas mecânicas. A consequência: gasta-se mais para repor itens indispensáveis na reparação automotiva, o que, em determinados casos, pode demorar por conta do fornecedor, aumentando o tempo de entrega do veículo para o cliente.

Quando se há uma gestão de estoque eficiente, todos os itens estarão catalogados e de acordo com sua especificidade. Principalmente quando citamos as peças, permite-se que o tempo de reposição do estoque seja antecipado em relação à defasagem, especialmente em itens de primeira ordem ou de alta demanda, como componentes para o motor ou freios.

A negociação com o fornecedor é pontual

Outro ponto que mostra porque a gestão de estoque é importante para a sua oficina mecânica é a negociação com o fornecedor. Diminuem-se os pedidos e, consequentemente, gastos logísticos e de entregas são evitados. Como dito acima, também é possível antecipar a compra de produtos antes de eles estarem em falta.

Não à toa, há vários sistemas de gestão que já vêm com módulos de gestão de estoque integrados com o pedido ao fornecedor. O resultado é aumento do controle e produtividade do responsável pelo estoque, que não precisa conferir e enviar pedidos separados para os itens que precisam ser repostos.

Satisfação do cliente

Há clientes que demandam mais atenção das oficinas mecânicas. Isso porque eles tem no seu negócio a confiança de profissionais, equipamentos e peças de primeira linha. E, convenhamos: para repor um cliente fiel é preciso trazer vários outros, não é mesmo? É aí que a gestão de estoque entra, novamente, como processo preponderante do seu sucesso.

Ao identificar o problema automotivo você pode, acessando o seu estoque de forma gerida e bem organizada, dar um prazo real sobre o tempo de reparo, por exemplo. Muitos centros automotivos perdem clientes por não cumprirem o que estabeleceram – e o grande contratempo encontrado está justamente em um estoque mal organizado.

Uma gestão necessária

Podemos concluir que a gestão de estoque não é apenas importante para a sua oficina mecânica: ela é necessária na atual conjuntura de mercado. Ao evitar perder peças, negociar de forma antecipada com fornecedores e colocar o cliente como prioridade, cria-se um diferencial competitivo em relação à concorrência, pois muitos ainda negligenciam a gestão de estoque.

Quer saber ter mais dicas exclusivas como essa? Acesse nosso blog para imergir no mundo das oficinas mecânicas, equipamentos e complementos automotivos.

Deixe uma resposta